
Numa vila fundada no ano de 970 da era cristã, que recebeu como primeiro nome “al-quniTrâ” dimunitivo de “al-qanTarâ”, que significa – a pequena ponte, a qual, mais tarde, veio a chamar-se Alcoentre, hoje uma vila milenar, onde a produção vinícola sempre foi uma tradição, Luís Colaço, deu os primeiros passos nesta área.
Seu filho e netos inspirados pelo amor do seu pai e avô, respetivamente, deram continuidade à arte de fazer vinho, expandiram o negócio e criaram a marca Sociedade Agrícola Cova da Caldeira.
O nome dado aos vinhos produzidos por esta Sociedade Agrícola está diretamente associado ao local onde foi construída a primeira destilaria da família, o qual tinha o nome de Cova da Caldeira.
Hoje em dia, nesse local, foram plantadas vinhas com castas de excelência que fazem com que o vinho produzido seja de elevada qualidade. Com 70 hectares de área, uma equipa jovem e dinâmica liderada pelos irmãos Pedro e Tiago Colaço, com recurso a métodos tradicionais, têm preservando a identidade de um vinho de qualidade e excelência.